domingo, 12 de julho de 2009

Tristeza?

Além dos dias de TPM, também tem dias que acordamos mais melancólicas, quase deprimidas, mais focadas na nossa vida interior, cheias de reflexões e questionamentos.
Às vezes essa sensação dura mais do que um dia e quem sabe até acaba se transformando numa fase das nossas vidas.
Respiramos a cultura de que tudo tem que estar bem, temos que estar alegres, felizes e contentes o tempo todo. Porém, é inevitável esses momentos mais introspectivos e na verdade, acredito que nos façam bem também. Afinal, refletir e questionar, sentir fome , é extremamente necessário. Entender que a nossa vida é o resultado da soma das nossas escolhas. Não dá pra ficar esperando por providências divinas e "simplesmente" entregar nosso destino nas mãos de Deus. Acredito que isso seja não somente saudável, mas também mais verdadeiro, mais... vivo! Que não me levem a mal os cristãos, porque isso nada tem a ver com religião ou credo.
Não é uma questão de ficar cultivando uma tristeza, mas de vez em quando precisamos ficar mais quietos, tranquilos, quase trancados, (com a gente mesmo). Principalmente quando nos parece que nossos problemas são os maiores do mundo, e isso não é prepotência, nem desprezo pela miséria humana, mas cada um sabe aonde o sapato aperta. E às vezes dói de uma forma que parece que não vai acabar nunca, (como disse ontem - palavras da querida Martha, com quem tanto me identifico).
E como depois de toda tempestade vem a bonança, podemos respirar mais aliviadas e satisfeitas, (ou não), mas com a certeza de que não temos medo de viver e sentir. Mesmo que algumas emoções sejam mais desejadas do que outras.

Nenhum comentário: