segunda-feira, 15 de junho de 2009

Vivendo e aprendendo

Já comentei aqui anteriormente que eu acredito que devemos buscar sermos melhores sempre. Acredito que todo mundo, (pelo menos em sã consciência) deve concordar comigo, certo?
Mas, mas, mas, dizer essas palavras é muito lindo e até muito fácil. Viver e respirar essa filosofia já são outros quinhentos. Você é fiel a esse pensamento? Digo, o que você faz para reconhecer suas limitações? É, porque se temos alguma coisa pra melhorar temos que partir do princípio, que no caso, seria SABER o que precisa ser melhorado.

Então lá vai:

Você pensa, mas assim, de verdade mesmo, que você é um ser cheio de imperfeições, limitações, condicionamentos e defeitos?
Você deve estar pensando "lógico, sou um ser humano e não sou perfeito".
Mas já pensou que o fato de não sermos perfeitos não quer dizer que devemos nos contentar com isso e acatar como "normal" e sim buscar superar esses defeitos? Claro que não chegaremos a ser perfeitos, longe de mim pensar assim, mas acredito que podemos evoluir como pessoas nesse sentido.
Ou você é do tipo que fala:
"-Eu sou assim, não vou mudar, se quizer gostar de mim, tem que ser do jeito que eu sou." (?)
Caso a sua resposta pra essa pergunta seja positiva:

I'M SO SORRY FOR YOU!

Se você se preocupa com isso, como você faz pra identificar suas limitações? Porque é muito simples enchergar os defeitos do outro, se sentir incomodado com as limitações do outro, perceber as imperfeições do outro. Aquela famosa história de quem está de fora vê melhor, etc, etc, etc... Porém nos enxergarmos tal qual somos, requer um trabalho sobre si mesmo.

Você sabe quais são as limitações que você tem que poderiam (deveriam) ser superadas, melhoradas, se não para o bem da humanidade, para o bem de todos que convivem com você, que te amam e obviamente para o SEU próprio bem?

Já parou para pensar que buscar o auto-conhecimento e saber quem você é, parte da percepção das suas limitações? Porque, vamos combinar que, reconhecer nossas qualidades, habilidades e boas características é mole, né?
Já parou pra pensar que para você ser quem você gostaria de ser, superar essas limitações é o caminho?

É claro que QUERER é fun-da-men-tal, of corse. Porque dá trabalho.

Para nos entregarmos intensamente ao que é feliz e vivermos essa felicidade plena é preciso sermos sinceras com nós mesmas para que tudo não se torne algo superficial. Acredito que nos reconhecer nuas e cruas, com a alma despida, faz parte dessa sinceridade.

Eu sinceramente tenho uma certa dificuldade com relação à criticas. (É uma das coisas que tento me policiar e não reagir na defensiva.) Porém tenho procurado escutar mais as pessoas, perceber como elas reagem a mim, observar dentro e fora de mim e entender melhor como sou e como as pessoas me vêem.

Você fala ou faz alguma coisa e depois se arrepende? É um ótimo momento para se dar conta: observar todos os detalhes da sua atitude que te levaram ao arrependimento. E então identificar alguma limitação a ser superada. Já reparou se por algum detalhe do seu comportamento, que se você não estiver atenta, pode passar despercebido por você mesma e magoar o outro?

Uma coisa bem interessante é conversar com você mesma no espelho. É uma ótima opção para se ver. É sério, ver seus trejeitos, sua maneira de falar, enfim... A primeira vez é mais difícil, você pode até ficar meio sem graça no começo, mas depois você vai ficando mais íntima da sua pessoa, sabe?

Pedir pra alguém que te conheça bem, alguém que você ama e confia pra te dar uns toques, também é legal. Mas só funciona se você realmente estiver aberto a isso e não ficar buscando desculpas para o que essa pessoa tem a lhe dizer. E claro, refletir, SE OBSERVAR, observar muito, observar como o outro reage a você.

Não que eu seja um exemplo de pessoa! Estou longe disso. É que hoje me peguei a passear pelos meus pensamentos novamente, caminhei pela minha história, visitei o meu passado, sorri para não chorar e pensei o quanto não quero me tornar escrava dos meus hábitos, repetindo sem me dar conta atitudes que não condizem com a mulher que quero ser.

Um comentário:

Minnie disse...

Olá Ana Paula!
Antes de tudo, muito obrigada pela visita e pelo comentário tão querido! Adorei!
Que delícia deve ser morar em Búzios! Nossa! O meu sonho é morar num lugar paradísiaco como Búzios qdo for embora do Japão!
Sobre esse último post, concordo plenamente com vc e acho q o crescimento e o amadurecimento fica menos doloroso se aceitamos melhor as críticas e as nossas próprias falhas. É muito bacana encarar tudo isso com serenidade, e é nisso q tenho investido a minha felicidade! Adorei o texto!
Bjos!