sexta-feira, 29 de maio de 2009

Você já AMOU hoje?

Lendo Cristiana Guerra me deparo com a frase:

"É NO CONFRONTO COM A MORTE QUE A VIDA ENCONTRA SENTIDO."


Impressionante a realidade dessas palavras. E diante dos últimos acontecimentos tenho pensado muito nisso ultimamente. O confronto com a morte assusta. Nos faz sentir pequenos. Impotentes. Então tenho me questionado, e me sinto culpada. Culpada por talvez não dar o devido valor ao que merece e dar valor demais ao que não merece.


Qual é o sentido da vida?


Eu acredito que o sentido da vida seja o amor. Amor pela vida, amor pelos filhos, amor pelo marido, amor pela família, amor pela mulher, amor pelo que a gente faz, amor pelo próximo, amor pelo que a gente respira, amor pelo que a gente vive.
Acredito que devemos buscar (e encontrar) sermos melhores a cada dia. Aprender sempre. Evoluir como pessoa. Superar nossas limitações.


Mas e daí? E daí acordamos pela manhã e nos entregamos a correria da vida, à ânsia de viver, à pressa, cumprir com todos os compromissos, relógio, horário, tempo.


- Depressa filho, vou chegar atrasada no trabalho!


- Mãe, será que você....
- Não filho, agora não dá, tenho que...


- Uff! Tô morta de cansada.
- Vamos ver um filme?
- Não... Tô com muito sono, vou dormir.


Para! Para tudo!


Precisamos prestar muita atenção ao que realmente importa. Coisas simples. Encontrar um mundo com mais significado. Respirar mais poesia , encontrar espaço para brincar, sorrir, pular, dançar, não nos preocuparmos tanto, e nos libertarmos desse círculo vicioso de achar que temos que correr contra o tempo, que temos que produzir, resolver isso ou aquilo, pagar as contas.

Precisamos sentir o perfume do outro, dar beijo de bom dia, ver a vida com mais humor, rir dos nossos erros, escutar Marisa Monte, assistir romances, dramas, e aventuras no cinema. Ah, e comédia também. Inteligentes, comédias inteligentes.

Precisamos viver momentos que ficarão emoldurados no álbum da nossa vida. Mas esses momentos não precisam ser grandes festas e eventos, e sim, momentos de risadas, conversas interessantes, um DVD com pipoca e as crianças vibrando, espaguete ao sugo e uma taça de vinho tinto, família reunida para o almoço de domingo, uma caminhada na praia a tardinha, o pôr do sol, um livro na rede da varanda, um dia de chuva forte você e ele embaixo do edredon.

Precisamos nos entregar para o que é feliz. Olhar para o lado. Cuidar do aqui e agora. Lógico que devemos plantar para colher, sermos muito cuidadosos com o futuro, mas o presente também é importante. Muito importante.

Você está cuidando do jardim da sua vida, contemplando as cores das flores, o céu azul, o sol intenso pela manhã, o entardecer, regando suas plantas, ouvindo o canto dos passarinhos, lendo um livro à sombra da árvore?

" É preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã..." Você já AMOU hoje?


Nenhum comentário: